34 famílias serão beneficiadas com a construção de cisternas de produção em Campo Alegre de Lourdes

76

A Prefeitura de Campo Alegre de Lourdes, através do Consórcio Sustentável Território do São Francisco (Constesf), por meio de parceria com o Estado, está construindo cerca de 34 cisternas de produção em várias comunidades da zona rural do município.

Com capacidade de armazenamento de 52 mil litros, as cisternas de produção deverão captar as enxurradas da chuva, e estocar água para a realização das atividades voltadas a Convivência no Semiárido.

As famílias se beneficiarão com a água nos quintais produtivos, na cultura de alimentos, na criação de galinhas caipiras e na caprinovinocultura. Essas criações são as principais fontes de renda das famílias junto a apicultura.

Além disso, os alimentos produzidos pelas famílias terão comércio garantido na comunidade e na alimentação escolar.

As cisternas de produção estão sendo construídas e muitas unidades já tem os buracos prontos e as placas de concreto instaladas, como é o caso do povoado Volta de Baixo.

Para o Secretário de Agricultura e Recursos Hídricos, Maruzinho dos Passos (Mazim), o Programa Cisternas de Produção possibilita mais autonomia ao agricultor familiar. “Com o armazenamento de água, o agricultor pode manter sua produção o ano inteiro, aumentar a renda e ter uma vida digna”, afirma.

De acordo com o prefeito municipal Dr. Enilson, as cisternas de produção resolvem o problema de escassez, principalmente no período crítico, ao fornecer água para o consumo básico e beneficiar um meio produtivo que oferece segurança alimentar e renda às famílias.