O Programa Primeira Infância no SUAS – Criança Feliz e sua importância na vida das famílias

47

A biblioteca municipal recebeu hoje (11/10), as famílias que serão acompanhadas pelo Programa Primeira Infância no SUAS – Criança Feliz, desenvolvido pela Secretaria de Assistência Social de Campo Alegre de Lourdes.

O objetivo do programa é a atenção a criança na primeira infância considerando, necessariamente, sua família e contexto de vida.

O município foi contemplado com o acompanhamento de 150 famílias e cada visitador ficará responsável por 30 famílias. “Os visitadores são técnicos responsáveis pelo desenvolvimento do programa, e por isso é muito importante que as famílias os recebam em suas casas”, afirma a Secretária de Assistência Social, Silvia Tânia Cardoso.

De acordo com a gestora local do Programa Bolsa Família, Simone Pereira, o acompanhamento trará benefícios a curto e médio prazo as famílias. “Este é mais um mecanismo para trazer comodidade e bem-estar aos usuários do programa, tendo em vista que todas as famílias acompanhadas pelo Criança Feliz são beneficiárias do Bolsa Família”, afirma.

A coordenadora municipal do Criança Feliz, Estela Rodrigues, exibiu um vídeo com diversas situações que mostram a conveniência do programa as famílias. “É fundamental a interação das famílias com os visitadores, porque embora eles estejam capacitados para detectar diversas situações, em alguns casos a família deverá comunicá-los”, ressalta.

Estela expôs alguns brinquedos educativos que podem ser confeccionados com custo quase zero e contribuir para o desenvolvimento da criança. Além disso, a coordenadora juntamente com o recreador do CRAS, Rodrigo Soares, apresentou uma mini-peça teatral cantada, que ilustrou como os pais podem educar seus filhos impondo os limites necessários sem o uso da força.